Blog
Uma entrevista sobre a cooperação MANOOI-Swarovski
Uma entrevista com nossos fundadores Judit Zoltai e János Héder.
marca húngara Manooi A Light Creations defende dois princípios principais: paixão pela luz e trabalho de amor. Fundada por Judit Zoltai e János Héder, o casal de designers administra o negócio em conjunto, supervisionando uma oficina que se orgulha de criatividade, inovação e artesanato. Usando apenas matérias-primas, incluindo cristais Swarovski, seus designs de iluminação são sempre feitos à mão e verdadeiras obras de arte.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
- A Manooi Light Creations foi fundada por János Héder e Judit Zoltai. O que inspirou você a criar a empresa na Hungria em primeiro lugar?
Judit: Nós duas nos formamos na Universidade Húngara de Artes Aplicadas. Desde crianças, fazemos objetos de iluminação e lâmpadas por conta própria, então Manooi também é um jogo inspirador semelhante para nós, adultos, um lugar onde podemos usar nossa criatividade e criar formas e lustres completamente novos. É tudo sobre tornar nosso ambiente melhor na medida em que pudermos, determinando as imagens do nosso futuro.
Nós dois nascemos em Budapeste, então a Manooi é uma empresa europeia registrada na Hungria, mas em termos de mercado e parceria é uma marca internacional e nossos produtos podem ser encontrados em quase todo o mundo, e apresentamos nossas coleções em exposições internacionais.
- O que vocês faziam (individualmente ou em conjunto) antes de começar o Manooi?
Judit: Desde que me formei em porcelana, a tecnologia de processamento de materiais de vidro, cerâmica e porcelana me atraiu. Antes da Manooi, eu projetava e fazia luminárias de vidro e porcelana para indivíduos, prédios de escritórios e restaurantes.
János trabalhou como arquiteto e designer de interiores no Inarchi Architecture Studio, fundado em 1996, que lidava com o design de imagem completo de redes de varejo como Libri, Retro e Salamander.
Em 2005, um lustre de cristal nosso foi exposto no estande de uma empresa chamada Mobilia Artica na EuroShop em Düsseldorf, onde atraiu grande interesse. Graças a esse sucesso, fundamos a Manooi, que se dedica exclusivamente ao design, fabricação e venda de luminárias. Nosso primeiro modelo foi nomeado Artica, um acessório que ainda é muito procurado hoje em dia.
- János, como designer-chefe da Manooi, onde você encontra inspiração para cada novo lustre ou instalação de iluminação?
János: Quando eu era jovem, queria ser astrônomo e a infinidade do universo me deu inspiração infinita. Vivi por anos na Argélia, onde a pureza do céu do deserto é indescritivelmente bela. O impacto dessa dualidade ainda pode ser encontrado no design do Manooi, inspirado em vários dos nossos modelos. Para dar alguns exemplos: Nosso modelo Ciel (céu) retrata o brilho das estrelas em noites particularmente claras do deserto, enquanto o lustre Wissh é sobre fazer um pedido secreto a uma estrela.
Sempre senti que deveria fazer algo criativo. Aos 18 anos, decidi estudar arquitetura. Mas era muito sólido para mim, muito técnico e não tinha nada a ver com criação. Percebi que não era isso que eu queria fazer, então fui para a Universidade Húngara de Arte e Design, onde me formei como designer de interiores.
“A criação é a nossa ‘língua materna’.”
Tornar-me um designer não foi algo com que nasci, mas o resultado das minhas observações sobre o mundo ao meu redor, o que levou a uma evolução no meu pensamento. Todas as nossas criações são inspiradas pela luz natural. Buscamos projetar formas radicalmente modernas e inovadoras, cuja radiância exige que sejam pontos focais em um determinado espaço.
- Qual é o seu processo de design? Como isso difere quando você cria algo sozinho em vez de trabalhar em colaboração com um dos designers do seu estúdio?
János: Criar por conta própria é uma jornada diferente em comparação a trabalhar em colaboração. Cada lustre Manooi é fruto de um processo criativo intensivo de nossa equipe de designers, que busca trazer beleza e luminosidade ao mundo, proporcionando iluminação exclusiva à sua atmosfera.
Cada peça é escolhida e fabricada com muita atenção aos detalhes em nossa oficina, o que significa que cada lustre é uma obra artística exclusiva!
- O que você diria que são assinaturas Manooi – algo que aparece em cada design (além do uso de cristais)? Como você descreveria seu estilo?
Judit: Primeiro de tudo, nossa Cristal ARTICA peça serve como um certificado Manooi. Ela valida nossos lustres, e nós a colocamos em cada lustre onde ela se encaixa no estilo e na forma.
Por outro lado, temos formas de assinatura, que ao longo do tempo se tornaram uma assinatura da nossa marca, assim como nosso primeiro lustre de cristal, Artica.
Nós nos esforçamos para a perfeição e prestamos atenção aos menores detalhes, tanto em termos de qualidade quanto de design, para que nossos produtos sejam únicos. Não barganhamos e nossa equipe trabalha com total comprometimento todos os dias para criar algo especial. A fundação da nossa empresa envolve nossa meta de criar valor artístico duradouro.
- Judit, qual é seu papel na empresa e como ele evoluiu ao longo dos anos?
Nós dois viemos da área de design, mas uma empresa requer muitos recursos e expertise em outras áreas também, então estou continuamente me aprofundando em novos aspectos do negócio. De acordo com meu trabalho oficial, sou o executivo-chefe, mas é claro que decidimos questões cardeais juntos, tanto no planejamento quanto em nossas direções futuras.
Como designer, é minha responsabilidade criar um mundo mais harmonioso e de alta qualidade com nossos produtos.
Também formamos um casal em nossas vidas privadas: temos 3 filhos e eu tenho que administrar nossa família como mãe em casa. Na empresa, da mesma forma, meu trabalho é manter as coisas funcionando bem, atingir nossas metas, para que nossos colegas gostem de seu trabalho e nos desenvolver continuamente internacionalmente como Manooi, a empresa. Basicamente, assumo a responsabilidade de ter uma empresa de design bem funcional, ética e reconhecida.
- O que mais vocês criaram juntos no Manooi?
Nós realmente gostamos de atender pedidos especiais. É assim que o Vaca Cristal da Via Láctea foi criado em cooperação com a Swarovski, uma peça de arte que foi vendida em um leilão de caridade que beneficiou crianças doentes. Esta vaca de cristal já havia viajado para vários países representando a colaboração Manooi e Swarovski.
Também temos orgulho de ter criado a marca conjunta da Manooi, a Inarchi, como uma empresa de design de luminárias arquitetônicas modernas, com a qual também alcançamos sucesso em círculos profissionais internacionais.
Além disso, apresentamos uma nova coleção a cada ano, um ritual que planejamos levar para uma direção totalmente nova este ano. Inovamos com materiais e técnicas muito empolgantes. Na verdade, é isso que nos inspira a criar designs novos e completamente únicos o tempo todo.
- A cor desempenha algum papel em suas criações?
Nossos lustres de cristal coloridos estão se tornando cada vez mais populares.
Trabalhamos com mais de 40 cores diferentes de cristais e, até agora, os lustres Manooi foram feitos com mais de 200 combinações de cores.
- Você trabalha com os melhores cristais do mundo, incluindo cristais Swarovski. Você tem um corte ou formato de cristal específico favorito para trabalhar, ou uma técnica de configuração de cristal favorita? Por quê?
Nosso formato de cristal mais utilizado é o cristal octógono.
Até milhares de cristais Octogon por lâmpada criam uma superfície ricamente texturizada, uma riqueza de detalhes que agora se tornou uma marca registrada da Manooi. Por exemplo, nosso Modelo Burj tem um conjunto maior de correntes de cristal do que o Champs-Élysées. Ao decorar, escolhemos diferentes variações de pingentes de cristal para se adequar ao formato básico.
Pessoalmente, estou sempre ansioso pelas inovações do cristal Swarovski, e quando pego a paleta de apresentação, admiro as formas brilhantes como se eu fosse uma criança descobrindo o conteúdo de uma caixa cheia de surpresas.
- Como você decide quais cristais Swarovski usar em um design específico?
Ao escolher um cristal, a forma é o fator decisivo, dependendo se o objetivo é criar superfícies maiores ou formas mais filigranas. Enquanto cristais de contas Swarovski são usados para nossos halo e Desejo lustres de cristal, cristais “retangulares” são usados para Manooi Hanabi modelo.
A maioria dos nossos lustres de cristal são feitos de octógonos.
A escolha da cor é definitivamente determinada pelas necessidades do cliente, mas se a escolha for nossa, solicitaremos as plantas de design de interiores e nossos modeladores 3D sugerirão o formato e a cor mais apropriados para o interior fornecido.
- Em 2015, criamos um corte especial só para Manooi, o Artica crystal. Você pode nos contar como esse corte especial surgiu? Qual foi o processo de criação?
Judit: A Artica lustre tornou-se um símbolo icônico da marca Manooi desde que a Manooi foi fundada e também se tornou o logotipo da empresa.
A principal motivação foi criar um cristal para essa espiritualidade que refletisse a singularidade e a autenticidade de Manooi.
A Swarovski tem sido a parceira conceitual da Manooi desde o início, inspirando nossos designers com o brilho de seu cristal, então abordamos a Swarovski com a ideia de fazer um produto personalizado, Artica-cristal em forma. János projetaria o formato e os técnicos qualificados da Swarovski o criariam. O resultado Artica O corte representaria a sinergia entre as duas empresas — uma parceria única.
- Como você usou esse cristal lapidado nos anos seguintes?
Judit: A Artica o cristal decora cada uma das peças da Manooi para fornecer prova de autenticidade. Como um tributo a parcerias duradouras e a uma visão artística brilhante, é a personificação ideal dos fundamentos filosóficos da marca. O Artica o cristal atua como uma espécie de certificado de autenticidade.
Nós também usamos Artica cristal como joia, peças que damos de presente aos nossos parceiros mais especiais.