Vila Neuschlosz de Budapeste: onde os segredos permanecem…

Como um fabricante de lustres de cristal boutique encontrou seu lar

Escondida em uma rua tranquila na “Colina das Rosas” de Budapeste, há uma casa antiga, encantadora e imponente, chamada “Villa Neuschlosz”, onde Manooi A sede da Light Creations está localizada.

A mansão parece uma espécie de castelo, misturando estilos neobarroco e neorenascentista. Fotos antigas da vila revelam o pico de sua seção de torre encimado por uma coroa íngreme como se pudesse ver adornando muitas das torres em Praga. Hoje em dia, no entanto, é plano no topo - uma das cicatrizes de batalha da mansão da Segunda Guerra Mundial. E tem uma série de varandas ao ar livre e cobertas - adicionadas posteriormente - que oferecem vistas espetaculares da cidade.

Hoje esta estrutura única na Rua Apostol 13 no 2º distrito é uma prova da criatividade e perseverança de Budapeste.

apóstolo

Nomeada em homenagem ao seu primeiro proprietário, Ödön Neuschlosz, a grande casa antiga foi concluída em 1898 de acordo com um plano do arquiteto húngaro Ignac Alpar, desconhecido na época, mas que se tornaria um de uma geração estimada de arquitetos que foram responsáveis ​​pelo desenvolvimento arquitetônico de Budapeste na virada do século. De fato, depois de projetar a vila, Alpar ganhou grande aclamação por seu planejamento do Castelo Vajdahunyad para a Celebração do Milênio no Parque da Cidade (“Varosliget”) e passou a projetar a Bolsa de Valores de Budapeste, o Banco Nacional Húngaro e o peculiar edifício “Anker” bem no centro da cidade perto da Praça Deak, todos marcos da arquitetura na capital húngara.

Descobrindo a história por trás do lugar

Esse tipo de história profunda e grandeza era exatamente o que Judit Zoltai, cofundadora da Manooi, estava procurando quando começou a procurar uma sede de empresa há cerca de 10 anos. Ela diz que tem uma abordagem especial quando se trata de encontrar um espaço de escritório ou escolher um espaço de convivência familiar. “Para mim, é importante que o lugar tenha uma história e um pouco de história por trás dele”, explica ela.

A Villa Neuschlosz, diz Judit, não foi diferente. Ela tinha um anúncio estranho que despertou seu interesse.

Ela lembra: “O anúncio tinha uma imagem estranha que mostrava o interior de madeira entalhada, o que é fantástico, mas a imagem era estranha e escura. Ainda assim, era aparente no anúncio que o espaço tinha alguma alma; nem sempre estou procurando por algo que seria 'bom'. O que eu escolho precisa ter um certo 'algo'.”

Judit explica que sempre que ela e o marido, Janos Heder, cofundador da Manooir, está procurando um imóvel, ela é quem faz o trabalho braçal antes de mostrar os “finalistas”.

Uma obra-prima, por dentro e por fora

Se o exterior incomum da Villa Neuschlosz não wow você, apenas passe pela pesada e maciça porta de madeira na entrada principal da mansão que se abre para revelar uma escadaria de madeira arcaica. Depois disso, entra-se em uma sala ampla cheia de sequoias intrincadamente esculpidas da América do Sul. A sala antiga e imponente é grande o suficiente para jogar uma bola. E logo ao lado, à esquerda da sala de estar, há uma biblioteca deslumbrante e antiga. Pode-se facilmente imaginá-la cheia de livros clássicos. Do lado direito da sala de estar, ficam os escritórios da Manooi.

Judit diz que também se lembra de ver essas coisas pela primeira vez.

“Então, no dia em que fui ver a vila, ela era encantadora porque entrei, olhei para cima e vi toda a madeira feita à mão, então entrei em nosso possível espaço de escritório e olhei para o Danúbio, e o lugar realmente me agarrou. Um dos pequenos cômodos nos fundos é especialmente iluminado e é um pouco diferente dos outros – tem vista para a Ilha Margaret e para a Ponte Margaret. Achei muito charmoso.”

“Janos também gostou, imediatamente”, acrescenta ela.

János Héder cofundador da Manooi

Apresentando criações de luz modernas em uma atmosfera clássica

Parte do motivo pelo qual Manooi escolheu a vila foi a impressão que ela causa nos clientes que vêm visitá-la.

“Nós definitivamente estávamos procurando o tipo de espaço que acomodaria nossos lustres”, explica Judit. “Lustres de cristal têm o mesmo efeito em espaços modernos e clássicos, mas eles definitivamente dão o melhor de si em salas muito especiais, então eles combinam perfeitamente com nossa sede e estão em harmonia com ela, e nossos clientes ficam realmente impressionados – eles são pegos de surpresa de uma forma positiva quando entram na sala, onde instalamos um lustre gigante de propósito, para transportá-los para um sonho, longe da agitação cotidiana da vida.”

Ela diz que os escritórios da Manooi contrastam com a casa da era Bauhaus em que ela e sua família vivem, mas passam a maior parte do tempo trabalhando na vila.

“Lembro-me de que não tínhamos muita certeza  queríamos ficar porque o espaço era um pouco escuro, mas a representante da casa me encorajou, dizendo: 'Judit querida, você verá que vai acabar ficando aqui mais tempo do que pensa.' E ela estava certa! Nós realmente amamos estar e trabalhar lá”, admite Judit.

 

Lustre Lune em um escritório

Lustres de cristal Manooi

Onde a história encontra o mistério

Quanto a se ainda há algo para descobrir para ela na Villa Neuschlosz, Judit diz que uma de suas amigas compartilhou algumas fotos antigas com ela que revelaram como era o interior da casa antigamente. “Originalmente, as paredes e as janelas eram muito diferentes, e quando você vê onde havia pinturas e móveis, vasos – como era a vida há 100 anos – isso dá uma espiada realmente interessante em como costumava ser.”

Mas, diz Judit, a mansão esconde um segredo ainda maior, do qual poucos sabem: um túnel que é acessível pelo porão e que supostamente leva até o Danúbio. 

"Nós perguntamos se alguém já teve desceu por todo o comprimento da passagem”, ela relata. “Eles não o fizeram, mas dizem que partes dela são muradas, porque pode haver minas ou quem sabe o que no túnel.”

E é por isso que, embora não seja segredo para ninguém o ótimo espaço que Manooi encontrou para criar e exibir seus lustres de luxo, a antiga casa guardará algumas coisas para si.

 

Fique ligado para mais histórias e insights da equipe da Manooi!