MANOOI Lighting Creations: Sucesso cristalino (FORBES!)

MANOÉ está extremamente orgulhoso de ter sido destaque recentemente em FORBES Revista. Na verdade, gostamos tanto do artigo que decidimos traduzi-lo e compartilhar um trecho dele com vocês.

Forbes B.

Novas luzes para um novo mundo

No início da década de 1990, a Hungria, que estava se livrando das teias de aranha de algumas décadas de comunismo, tinha um suprimento escasso de lâmpadas especiais, então o cofundador da MANOOI, János Héder, tomou a iniciativa de projetar luminárias com sua primeira empresa, a Inarchi, uma empresa de design de interiores especializada em branding para redes de varejo. 

Ele explica: “O ponto era que estávamos procurando luzes potentes e chamativas que se encaixassem em um espaço e lhe dessem personalidade.”

A abordagem deles foi extremamente bem-sucedida. Devido aos numerosos pedidos nacionais e estrangeiros que receberam, eles conseguiram construir uma rede estável de contatos, especialmente no setor comercial. O preço do seu plano de interior incluía uma garantia de 100% de que o faturamento e os lucros dos clientes aumentariam.

 

MANOOI: Um encontro de mentes e corações

A esposa de János, Judit Zoltai, formou-se como designer de porcelana. Como János, ela também se interessava por iluminação e escreveu sua dissertação sobre isso. Eles tiveram um encontro de mentes e começaram a trabalhar juntos. Sua primeira grande comissão foi um pedido da Hungria Mobilia-Artica empresa de móveis, lançando seu próprio lustre de cristal, chamado Artica, para o estande de exposição do cliente. Até hoje, Artica continua sendo um dos seus modelos mais populares e compõe o logotipo da empresa MANOOI.

Eles montaram seu primeiro lustre na garagem. Quando tiveram algum tempo, começaram a montar o cristal. A peça se tornou um sucesso estonteante: multidões se formaram na exposição em frente ao estande, então muitas pessoas tiraram fotos de seus Artica luminária. 

“O produto em si atrai automaticamente toda a atenção”, de acordo com János, que diz que a singularidade do cristal reside no fato de que a experiência está em constante mudança conforme o observador se move. 

“Há elementos do universo que são inquestionáveis”, ele diz, oferecendo um exemplo. “Se você espalhar uma pilha de cristal e um monte de brinquedos, o cristal é a primeira coisa que as crianças vão querer.” 

A MANOOI encomenda seus cristais de vários lugares, com seus fornecedores regulares sendo Swarovski e Bohemia. O material de cristal que eles usam é em si mesmo colorido, da mais alta qualidade absoluta.

Mesmo assim, eles não tiveram escassez de pedidos, continuando a colaborar em designs de interiores para marcas internacionais mesmo depois que a MANOOI foi fundada. Mas o que realmente colocou as coisas em movimento aconteceu em 2009, quando a MANOOI fez sua estreia na Feira Internacional de Móveis de Milão.

 

Onde as criações da MANOOI pousam

Desde então, seus lustres encontraram um lar em 80 países e a MANOOI tem um total de 25 showrooms ao redor do mundo, incluindo no Japão e na África do Sul. As criações de iluminação da empresa são procuradas principalmente por designers de interiores, revendedores e grandes investidores proprietários de hotéis. Durante anos, os clientes russos fizeram a maior contribuição para o faturamento da MANOOI, mas atualmente eles recebem a maioria dos pedidos de clientes na China.

Não apenas os padrões são diferentes em cada região, mas o que os clientes procuram em uma luminária também varia bastante. Na China, que a János considera o mercado de bens de luxo com crescimento mais rápido, muitos compradores optam por cores e formas tradicionais. Onde uma luminária será colocada é uma consideração importante em seu design. Uma peça mais colorida funciona bem em uma atmosfera escandinava minimalista, mas a mesma luminária se perde em um ambiente colorido e superdecorado.

“É bom quando uma luminária encontra seu devido lugar”, diz Judit.

Além de projetos exclusivos para clientes, a Manooi também tem sua própria linha de criações de iluminação. Em um escopo maior Artica lustre há 30,000 componentes de cristal, enquanto uma peça menor pode ter 2,000. O lustre Burj de 500 kg (mais de 1,100 libras) compreende até 180,000 peças de cristal anexadas, e a corrente de cristal de 2116 metros é mais longa do que a Champs-Élysées.

Manooi Iceberg grande 24

Avançando

A MANOOI está agora à beira da transformação como empresa. Em breve, também incluirá uma oficina experimental onde, além do cristal, trabalharão com outros materiais, como a porcelana.

Embora a maioria de suas vendas seja feita no exterior, sua posição no mercado doméstico da Hungria também é considerável. Eles não têm medo da concorrência, acreditando que, do ponto de vista do design artístico, não têm concorrência na Hungria.

“Nós projetamos, fabricamos e comercializamos”, explica János, “mas nossa língua nativa é a criação”.

A empresa 100% húngara opera em seis locais diferentes, entre eles o renomado Vila Alpár Ignác, sede da MANOOI, onde o design acontece. Luminárias finalizadas são montadas estritamente à mão em uma oficina localizada na antiga fábrica Goldberger de Budapeste.