Blog
via Láctea
O Sr. Ernst Wastl, colecionador austríaco e proprietário da Ernst Gallery Budapest, comprou a escultura de vaca em tamanho real chamada "Via Láctea", decorada com mais de 13.500 peças de cristais Swarovski em um leilão beneficente em 2 de outubro de 2007 no Four Seasons Gresham Palace Budapest Hotel por um preço recorde.
A obra de arte que foi projetada e fabricada pelos artistas János Héder e Judit Zoltai, coproprietários e designers da Manooi, tornou-se o emblema do 'Cow Parade' de 2007 muito antes do leilão. O valor da escultura surge não apenas do alto valor dos cristais Swarovski e da execução técnica excepcional (é iluminada com lâmpadas por dentro), mas da concepção que está simbolizando.
O Sr. Wastl se considera muito sortudo por ter conseguido adquirir a Via Láctea, já que o leilão foi anunciado em um tempo muito curto. E até mesmo o New Yorker Museum – que é o maior concorrente do Sr. Wastl – atrasou-se para dar lances. O museu já contatou a Ernst Gallery para iniciar as negociações sobre a 'Via Láctea'. De qualquer forma, o Sr. Wastl, como o terceiro risonho, tem certeza de que esta emocionante obra-prima dará um novo fluxo à cena artística e poderia caber em qualquer museu de arte moderna ao redor do mundo.
O Sr. Ernst Wastl destaca outro fato importante: por meio dessa compra, ele apoiou a fundação de caridade "Hole in the Wall" (iniciada por Paul Newman), que ajuda o acampamento recreativo de crianças que sofrem de tumores e outras doenças crônicas.
O Sr. Wastl pretende levar a escultura para a Áustria: 'Ela precisa de um contexto internacional, com certeza. Um museu americano poderia garantir isso, mas, de acordo com minha opinião, a 'Via Láctea' poderia revelar seu verdadeiro significado apenas em um lugar com o qual ela tenha laços estreitos.'